Adaptação e Inovação: Segredos do Sucesso

Trabalhar duro para que uma empresa possua um nome conhecido e confiável no mercado é muito importante. O sucesso provindo do suor de um bom trabalho deve sim ser considerado e celebrado.

Entretanto o mercado é uma “entidade vida” e não se pode descuidar um momento sequer, independentemente de o quão o nome da sua empresa já seja conhecido e reconhecido. É necessário ficar atento constantemente a novas tendências e necessidades de mercado, não importa qual seja o seguimento.

Desde o mercadinho da esquina à grandes corporações, não conseguir identificar as atuais tendências de mercado pode significar, dentre outros, a falência de seu negócio. Adaptar-se é necessário para se manter vivo e competitivo.

Como dois bons exemplos acerca de o quanto adaptar-se a tempo às necessidades do mercado é importante, destaco aqui a franquia Blockbuster e a empresa Kodak.

A Blockbuster por muito tempo foi a rede de vídeo locadoras mais poderosa dos Estados Unidos. É fácil se deparar em propagandas dessa franquia em filmes hollywoodianos um pouco mais antigos.

A Kodak foi uma das maiores empresas do mundo no ramo fotográfico. Esse poderio durou aproximadamente um século.

Em ambos os casos a falência declarada de ambas se deu a não capacidade de adaptação de mercado em cada um dos seguimentos.

Em suma, a Blockbuster não se adaptou a um mundo em que downloads de filmes se tornavam cada mais populares (pirataria mesmo) e que filmes em DVD ficavam cada vez mais acessíveis para a compra. Já a Kodak identificou a necessidade de adaptar seu modelo de negócio e colocou seus planos para tal tarde demais, o que fez a marca se tornar ultrapassada para o consumidor.

Ambos os cases são bem interessantes e ainda serão abordados em futuras postagens.

É necessário que diariamente se trabalhe forte para compreender o seguimento do mercado em que se atua e tal compreensão provem do estudo de uma série elementos mercadológicos. Dentre eles vale destacar o conhecer cases de sucesso de outras empresas e conhecer e compreender quem são seus clientes, bem como quais são suas atuais necessidades.

Uma vez com tais dados atualizados em mãos tem-se início o processo de analisar e planejar o como e o que deve ser feito para atender tais necessidades. É necessário inovar.

Inovação é o pilar principal do processo de adaptação de mercado de uma empresa, não importa qual seja o segmento da mesma.

O conceito de inovação na verdade é bastante simples. Inovar é encontrar novas e mais efetivas maneiras de se fazer aquilo que já se faz hoje, seja encontrando soluções para situações adversas que começam a surgir, seja conseguindo se antecipar a tais situações.

Apesar do simples conceito do termo, é necessário muito planejamento e disciplina para compor planos de soluções efetivas e colocá-los em ação.

Adaptação e Inovação são cruciais para manter qualquer empresa viva em seu seguimento de atuação no mercado. Esteja certo de se informar sobre as melhores práticas de aplicar ambos os entrelaçados conceitos em seu dia a dia corporativo e esteja um passo mais próximo de seu merecido sucesso empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *