Vida de Staff: como trabalhar nos maiores eventos de Cultura Pop do país?

No texto da semana passada, abordamos o tema cosplay, nos baseando nas perguntas que nos eram direcionadas sobre o tema. Conforme havíamos dito, os dois temas mais questionados eram sobre como trabalhar conosco, seja como cosplayer ou como staff em eventos. Assim sendo, no texto dessa semana vamos pegar carona no último texto e falaremos sobre o segundo tema.

Tão importantes quanto os cosplayers, os staffs são a força motriz do bom funcionamento das atividades programáticas, e por consequência do sucesso, de um evento.

Trabalhar como staff em um evento de cultura pop é uma oportunidade única de interagir diretamente com uma infinidade de pessoas que possuem a mesma paixão geek que você, bem como de conhecer um pouco do “por trás das câmeras” de empresas que produzem o tipo de conteúdo que você mais gosta.

Dito isso, um dos básicos pré-requisitos para trabalhar como staff em um evento é gostar e conhecer do produto e/ou empresa que você representará. Isso influencia diretamente a escolha dos staffs adequados para cada tipo de evento.

Se torna muito mais natural aprender tudo o que será necessário uma vez que se goste do assunto, bem como será mais fluente a interação com o público. No fim das contas, é muito melhor para visitantes, clientes e para os próprios staffs seguir tal política.

Entenda que uma vez que você se torna um staff, durante todo o evento você se tornará automaticamente um representante oficial dos produtos e das marcas.

Assim sendo, é seu dever zelar por essa marca, mantendo uma postura condizente ao longo do evento. Isso não significa que não haverá diversão, afinal de contas, o mundo da cultura pop demanda e depende da alegria de todos os envolvidos. Mas as diretrizes básicas que serão repassadas pelo cliente deverão ser seguidas.

O que fazer, quando fazer e como fazer são as essas diretrizes. Mas não se preocupe, pois a agência oferece os treinamentos necessários para que tudo corra da melhor maneira possível, bem como lhe dará suporte ao longo de todo o evento.

Os treinamentos, usualmente, ocorrem alguns dias antes do evento em si e podem possuir uma característica muito específica e especial: é possível que informações absolutamente sigilosas devam ser repassadas a esse staff e isso é de uma responsabilidade gigante.

Imagine você, fã de um assunto específico da cultura pop, ter acesso em primeira mão sobre algo inédito e bombástico. É natural que se queira compartilhar tais informações, mas isso é estritamente proibido. Essa é uma situação relativamente natural dependendo do evento e por isso a relação de confiança da agência e staff é algo muito importante e gradualmente cultivada e fortalecida.

Em eventos grandes, como a BGS e  a Comic Con Experience, por exemplo, os stands demandam vários pessoas trabalhando e pode acontecer de um staff ter de cobrir alguma ausência imprevista de pessoal. Ou seja, ser flexível sobre as atribuições e responsabilidades ao longo de grandes eventos é algo primordial.

Altos índices de responsabilidade, treinamento prévio e possível flexibilidade de atribuições: se parece algo pesado, te digo que, dependendo do evento, ser um staff é algo realmente cansativo. Entretanto, para você que é realmente apaixonado por algumas das vertentes da cultura pop, afirmo que essa é uma das experiências mais deliciosas que alguém pode ter.

Ainda interessado em ser um staff, ou então acendeu em você a chama do interesse nesse segmento profissional? Não perca tempo, entre em contato conosco por intermédio de alguma de nossas redes sociais e se coloque à disposição para um eventual futuro contato para trabalhar em algum evento. Em breve, teremos um setor específico para cadastramento de potenciais staffs.

Para sugestões de futuros temas para o nosso blog, bem como para interagir conosco (nós adoramos papear com o pessoal), nos siga no FacebookInstagram e use também o campo de comentários que fica logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *